Re: Instalar o Debian Etch sem conexão ainternet

Antonio Augusto (Mancha) escreveu:
> renato, uma sugestao, pq vc nao baixa/instala somente 1DVD ? Ou melhor
> ainda: 1CD ??
> Os 3DVDs nao sao necessarios no processo de instalacao, o sistema
> basico esta todo no primeiro CD/DVD, o que tem nos outros 2DVDs/17CDs
> sao aplicativos "adicionais", dispensaveis para o funcionamento basico
> da maquina (mas q provavelmente sao necessarios pro seu dia-a-dia).

Nesse momento está impossível baixar qualquer CD/DVD... os torrents
disponíveis em http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/bt-dvd/
não estão "funcionando".
Deixei baixando a madrugada toda e não foi feito mais de 100Kb de download (a
minha conexão está OK... fiz um teste e a velocidade era de 60Kb/s, que é
equivalente a uns 480Kbps)

> Um outro detalhe eh que os CDs do Etch sao gerados semanalmente,
> provavelmente de forma automática. Ou seja: se existe um bug em algum
> pacote (mesmo de instalacao), os CDs sao gerados mesmo assim!

Isso não deveria acontecer! Note que na FAQ do Debian a descrição da versão
"Testing" é:

"Pacotes são instalados no diretório "testing" depois que eles sofrem algum
um certo grau de teste na unstable. Eles devem estar em sincronismo em todas
as arquiteturas para que eles foram construídos e não podem possuir
dependências que os tornem instáveis; eles também devem ter poucos bugs
críticos em relação as versões atualmente na "testing". Desse modo, esperamos
que a "testing" esteja sempre perto de ser uma candidata a lançamento"
<http://www.debian.org/doc/FAQ/ch-ftparchives#s-testing>

Uma versão com bug no INSTALADOR nunca pode ser considerada uma candidata a
lançamento!

Para a versão "testing" esse bug chega a ser ridículo! Se fosse na versão
"unstable" seria até aceitável.

> Os desenvolvedores meio que nao tem como controlar isso, e é de
> responsabilidade de quem baixa as imagens saber que isso é possivel de
> acontecer. Novamente: se vc quer ter certeza que vai tudo funcionar
> 100% use a versao stable (Sarge).

Meu grande medo de instalar o Debian Sarge é referente ao reconhecimento do
hardware.
Como eu disse anteiormente, o meu notebook é relativamente recente, com
Gravador de DVD (dual layer), placa wireless, smartmedia (SD, xD, memory
stick, etc), HD com emulação scsi.
E o principal: A placa de rede é EXTREMAMENTE problemática com o módulo
sk98lin utilizado pelo Debian (o ideal seria utilizar o módulo sky2, porém
ele está indisponível no Debian), portanto eu creio ser muito arriscado
instalar somente o sistema básico e depois atualizar pela internet. Por isso
eu dei preferência pelos DVDs com as ISOs.

> ...Nesse caso eu recomendo a voce a testar o Ubuntu
> (puristas Debian, me perdoem :) ).
> Ele é baseado na arvore testing do Debian e portanto está sempre com
> versoes mais recentes que a versao stable do debian.
> Fica aí mais uma sugestao :)

Detesto essas distros que são "baseadas" em outras distros :-)
Prefiro a original e eu creio que testar o Debian é obrigatório para qualquer
usuário Linux :-)

Um abraço,
Renato