stable, unstable ou testing, qual usar (Debian Sarge)

Bom dia,

Ontem estava em casa, brincando no Debian, sou um usuário iniciante em
debian e estava vendo as possibilidades do aptitude onde eu queria
instalar uns pacotes e me deparei com as versão stable, unstable e
testing.

Em uma pesquisa rápida ficou claro as diferênças entre essas versões,
mas o que não ficou claro, é qual a versão mais recomendada para um
usuário doméstico com o objetivo de utilizar os recursos básicos e
desenvolver alguma coisa, em PHP, C++.....ouvindo uma
música....hehehehe

Então minha perguta é a seguinte a versão unstable é punk de
usar....tipo posso ter vários problemas??? ou também não é assim se vc
gosta de utilizar a última versão é o jeito mesmo.......

Ou é melhor um meio termo......testing (na qual estou pensando).....

E dessa dúvida veio outra, tipo eu tô usando o sarge, baixei os 2
primeiros cds (stable) só que seu eu quiser utilizar o testing, nem
vale a pena instalar pelo cd, certo? (pois muita coisa mudou, muitos
MB).....ai eu pensei em instalar via aptitude mesmo....só que eu não
tenho muito conhecimento sobre o nome de todos os pacotes que eu possa
precisar....e tb não gostaria de instalar um monte de coisa que eu
nunca vou usar.....alguém tem alguma dica....???

Ah....dicas também de source.list eu agradeço....Ah.....o "non-us" sai
fora agora né...

Obrigado,

Vinícius