Re: Determinando níveis dos usuários do Samba e do Windows XP

On 12/28/2006 10:26 AM, Carolinux wrote:
> [...]

[...]

> Nos logs não vejo nada, os erros só acontecem na estação windows.

	Então mude o log level, se você está mexendo num arquivo de rede,
o Samba tem condições de te dar mais informações. Se preciso, ative o VFS
de auditoria.

> Acredito q não seja problema com as permissões do usuário linux pq quando ele
> está no grupo de administradores (Domain Admins
> (S-1-5-21-159630793-1622463341-864893648-512) -> admdomain) do samba como
> mostrado anteriormente funciona direitinho, só q ele tem permissão de tudo
> (adicionar e remover programas na estação) e não é isso q eu quero, quero q
> alguns usuários linux sejam vistos no windows como usuários "simples", ou seja,
> igual como é no windows em que quando o usuário não é administrador não consegue
> efetuar certas operações.

	A configuração errada no Linux pode levar a comportamento estranho
no Windows, as permissões tem que estar amarradas nas duas pontas pra
funcionar corretamente.

> Não estou utilizando LDAP. E minhas permissões do samba estão iguais para acesso
> ao perfil do usuário e varia em relação aos diretórios mapeados.

	Você vai ter que começar a colar trechos do seu smb.conf e informações
do seu filesystem, senão vai ficar difícil de te ajudar.

> O erro é q o usuário não tem permissão para efetuar essa operação, só que é
> estranho... um usuário normal do windows deveria poder fazer isso.. não é?

	Não necessariamente. Há políticas que proibem o usuário de adicionar
impressora. Você também pode checar as opções "use cliente driver" e
"disable spoolss" no seu smb.conf/testparm.

> [...]
> Print Operators (S-1-5-32-550) -> -1
> Administrators (S-1-5-32-544) -> -1
> Domain Admins (S-1-5-21-159630793-1622463341-864893648-512) -> admdomain
> Account Operators (S-1-5-32-548) -> -1
> Domain Users (S-1-5-21-159630793-1622463341-864893648-513) -> users
> Backup Operators (S-1-5-32-551) -> -1
> Users (S-1-5-32-545) -> -1
>
> Nessas configurações eu digo o q meu usuário vai ser ao se logar no windows, só
> q quem não é do grupo admdomain não consegue fazer NADA, e ainda dá erro ao
> efetuar operações simples como clicar com o botão direito num arquivo da rede.

	Nope, isso não faz sentido. Tradicionalmente os usuários são
mapeados pro -513, você tem que dizer especificamente quem são os
usuários no grupo 512 e ainda usar o net rpc rights pra conceder
privilégios complementares para o grupo de administradores (e isso
também muda de acordo com a versão do Samba que você está usando).

> Entendeu meu problema?? Não sei mais o q pensar!!!

	Entendi que você tem um problema, mas você ainda não localizou
o que está gerando isso. Mais informações como smb.conf, detalhes do
filesystem e logs com informações relevantes podem ajudar. Sem falar em
executar o testparm.

	net rpc rights

	Abraço,

- --