Re: nagios 1 ou 2

 A única diferença que notei entre as versões 1 e 2 foi que enquanto na versão 1 você tem arquivos separados para tudo, na 2 você pode juntar quase todas as funcionalidades em um arquivo chamado bigger.cfg. Dê uma olhada atenta na documentação (pode ser a online, local) do Nagios que verá as diferenças.

[]'s