DF Debian wrote:
Olá.Nas escolas normalmente os Pcs dos laboratórios de informática são utilizados para pesquisasna internet, edição de textos e outras coisas do genêro, nada muito pesado.Acredito q o mais pesado neste caso seja mesmo o OpenOffice.org, apesar de q o Firefox 2.0 não éoq podemos chamar de "leve". Pensei em uma configuração mais ou menos assim para o servidor: Pentium 4 3.0 HT - 64 bits Mobo Asus com chipset Intel 2 GB de memória DDR2 em dual channel 2 HDs SATA de 80 GBs em raid 5 Placa de video AGP ou PCI-e simplescom esta configuração pretendo pindurar de 20 a 30 terminais neste laboratório.Será que aguenta?Obs. Estes PCs antigos q serão usados como terminais ( em sua maioria K6II 350 - K6II 500 com 64 de ram)aceitam placas de rede "Gigabit"? Obrigado! Diego Fabian
Perfis móveis?! Do Windows?! Quando você diz que vai pendurar os terminais neste servidor, o que realmente você está pensando fazer?
No trabalho temos 2 PCs que lidam com os perfis móveis, 1 se encarrega de lidar com os "perfis" de Linux e a outra com os perfis móveis de Windows.
Os 2 PCs sao Linux e há até pouco tempo uma delas era um Pentium II com 256 de RAM e 350MHz. Esse era o computador encarregado de disponibilizar o home dos usuarios para as estaçoes de trabalho Linux e sempre há cerca de 15 usuários conectados. Os homes sao compartilhados através de NFS.
Hoje em dia esse computador é um Atlhon de 64 BITS, 2 GB de RAM, etc, etc, etc... mas sinceramente nao houve tantas melhoras desde este ponto de vista.
Já o outro computador é um Celeron de 700MHz e 256 de RAM também (e continua sendo assim mesmo :)), esse computador tem Samba instalado e compartilhar as impressoras (4 no total) e alberga os perfis móveis. Funciona perfeitamente e sem perda de performance quando há uns 5 usuários conectados.
Um problema que temos sempre com perfis móveis do Windows é que pode acontecer (e com certa freqûëncia) de que um usuário nao possa abrir seu perfil (mesmo que ela tenha fechado sua sessao a menos de 5 minutos) porque o Windows nao o encontra... isso sim é uma luta sem fim, mas nao é a minoria dos casos.
Bem, boa sorte. -- Miguel Da Silva Administrador de Red Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy