windowszização do gnome?

Estive uns 2 meses sem usar interface gráfica para nada, aliás fiquei
sem usar computador de casa este tempo todo, usando só e-mail em linha de
comando mesmo lá no trampo, 99% do tempo só ralando mesmo.

Hoje fiz um dist upgrade de madrugada e agora cheguei na minha máquina
debian unstable de casa para usar o gnome, e duas coisas me assustaram:

1) Apareceu um tal de "notificador de atualizações", que além de ficar
enchendo o saco com popups falando que "existem atualizações
disponiveis", manda rebootar a máquina depois que as atualizações são
processadas!!! Isso não é coisa de windows????

2) Os menus do gnome, tanto o aplicações quanto locais e desktop estão se
errolando para mostrar só um pedaço, se eu quiser ver tudo tenho de
andar com o mouse nuns botões que aparecem em baixo e em cima, mesmo com
meu monitor de 21" tendo espaço de sobra para o menu se desenrolar todo.
Isso eu tenho certeza que é coisa de windows!!!!

O tal do "notificador de atualizações" eu já quebrei o galho dele com um
--purge, mas como faço essa maldição de enrrolação de menus parar de
acontecer??? Já fucei as configurações do gnome e não vi nada a
respeito. Como faço para o menu do botão aplicações aparecer todo, e
quando eu apontar para um ítem a barra lateral apaprecer toda também???

Pode ser rabujisse minha, mas se eu queisesse esse tipo de coisa teria
instalado ubuntu na minha máquina!!

--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites