RE: VMWARE lento

Leandro, acabei de solucionar os problemas com minha VM ainda hoje pela manhã... vou fazer o que posso para tentar ajudá-lo.

Primeiro gostaria de saber se vc está usando o VMWare-Workstation ou WMWare-Player? No meu caso eu não usei o VMWorkstation pois se trata de um software proprietário de licença shareware que expira sua licença em 30 dias.. O pessoal vinha instalando e criando as vms através do Workstation e então depois de criadas passavam a utilizar o Player somente para rodá-las.. (é uma boa jogada, uma vez que o Workstation expira em trinta dias).

Através dessa lista descobri um site bem bacana para criar as vms online (http://easyvmx.com/), dispensando completamente o uso do Workstation... é bem simples criar a vm por lá... depois de preencher os dados, conclua tudo e baixe o arquivo zip.. descompacte-o onde desejar criando assim a pasta onde ficará sua vm... Baixe o VMWare-Player e instále-o.. Abra o Player e selecione o arquivo da sua vm e instale o sistema operacional conforme vc indicou na criação do arquivo da vm pelo site.. (no meu caso usei o windows 2000)..

Após a instalação do sistema operacional desejado vc perceberá que a vm é muito lenta, bem diferente da sua máquina real (no meu caso Debian Sarge 3.1).. para resolver essa questão da lentidão e outros mais relacinados a drivers da máquina virtual, que por sua vez utiliza drivers diferentes dos drivers da máquina real, vc deve intalar o vmware-tools..

Por padrão a vm cria um drive de cd-rom virtual (justamente para vc ter acesso ao driver real) para poder usar o cd-rom do pc.. No meu caso para poder instalar o vmware-tools fiz o seguinte:

1 - Baixei o arquivo de instalação do VMware Workstation. Ao contrário do player, ele inclui as imagens do VMware Tools. Descompactei o arquivo e, dentro da pasta criada, acessei a pasta "lib/isoimages/". Ela contém o arquivo windows.iso no qual precisamos.
2 - Copie o arquivo windows.iso para dentro da pasta da sua VM.
3 - Edite aquivo <nomedasuavm> .vmx localizado dentro da pasta da sua VM e adicione o seguinte após as configurações do seu CDROM:

   ide1:1.present = "TRUE"
   ide1:1.fileName = "windows.iso"
   ide1:1.deviceType = "cdrom-image"

Feito isso reinicie a vm e aguarde o carregamento do sistema operacional... Abra o windows explorer (no meu caso) e vc verá que aparecerá o drive de CDROM Físico do sistema e também como se fosse outro drive o vmware-tools. Execute o vmware tools e faça a instação completa e reinicie a vm. Após instalado é perceptivel a diferença de desempenho da vm já com todos o drivers instalados e funcinando, é possível perceber também que o mouse passará livremente da sua máquina real para a virtual sem nenhuma diferença como se a vm fosse apenas mais uma janela do sistema.

Essa foi a forma que consegui fazer funcionar o VMWare, espero ter ajudado, qualquer coisa retorne.

.''`.   Darley Rovaris da Silva
: :'  :   Téc. Laboratório - UNESP
`. `'`    User Linux: #435590
 `-