Re: qual a melhor particao

Em Terça 05 Dezembro 2006 21:43, Ricardo Arias Brito escreveu:
> Pessoal,
>
> Tentei fazer uma particao
>
> particao 1: /
> particao 2: swap
> particao 3: home
>
> E o sistema nao achou o boot, alguem tem uma ideia de qual seria o
> problema?

Acho que ninguém vai poder responder sua pergunta porque você não dá dados
suficientes. Você já tinha um sistema instalado ou estava instalando? Qual
versão do debian? o que quer dizer "o sistema não achou o boot"? Qual o
carregador de boot (lilo, grub) ? Etc.

> E tambem, qual a melhor particao para um hd de 240 Gb de HD e 2 Gb de
> memoria para ser usado em local de trabalho, por exemplo:

melhor é difícil de dizer, mas posso falar um pouco a respeito da minha
experiência.

> 22 Gb para \
> 3 Gb para swap
> 215 home
>
> Outra duvida, qual a vantagem de criar particao para /var e /usr

Primeiro a outra dúvida: a partição var separada é útil para evitar que ela
ocupe todo o espaço no disco. Por exemplo, se você configurar algo errado ou
algum novo pacote vier com uma configuração muito verborrágica, os arquivos
em /var/log podem crescer muito rápido. O ideal é que eles não possam ocupar
todo o espaço do disco, para afetar o mínimo possível o sistema.

Para /usr, é o oposto. O /usr não precisa ser nunca mexido durante o uso
normal do sistema (ou seja, ele só é mexido em atualizações e
instalações/remoções). Pode portanto ser montado em modo read-only, evitando
acidentes.

Isso não é possível na raiz, pois os arquivos de configuração em /etc precisam
ser modificados com maior freqüência.

Finalmente, gosto também de manter o /tmp separado para garantir que tenho
espaço para realizar qualquer partição. Quando é possível, o ideal para mim é
10G, que é o suficiente para uma imagem iso de um dvd9 e mais alguma coisa.
Ficaria então mais ou menos assim:

/      500M
/var   2G
/tmp   10G
/usr   10G
/swap  1G
/home  o resto
(acho que você não vai precisar de 3G de swap, ou seu sistema estará realmente
muito sobrecarregado.)

Tiago.