Re: Como desligar o micro?

2006/11/24, Sávio Ramos <savio.debian@oi.com.br>:
Olá,

Uso o winblows na escola que leciono. Após terminar a aula o professor
da sala vizinha me vendo me vendo clicar em "Iniciar -> Terminar"
soltou a piadinha: "Não precisa, é só apertar o botão do gabinete. O
windows tem um sistema ATX inteligente, não sei se no Linux funciona
(com ar de ironia)".

Pergunta: pode se desligar o micro apertando o botão do gabinete
usando Linux?

Como o Wendell mencionou, se tiver o pacote acpid, vc tem o seguinte arquivo
/etc/acpi/events/powerbtn
que, no meu caso, lá dentro ele aponta p/ o
/etc/acpi/powerbtn.sh
que é o responsável por desligar o micro.

Vc pode nao somente desligar o micro, como chamar um script qquer q
faz alguma gracinha p/ mostrar p/ seu amigo.... hehehehehe
Algo do tipo: se vc estiver logado, ele nao desliga, mas se outra
pessoa estiver, ele desliga numa boa... ou mostra uma msg na tela "não
quero ser desligado agora"...

Ou tocar uma musica, ou simplesmente use esse botão p/ abrir seu
firefox.... hehehehe isso ia ser mais trabalhoso, mas legal :-)

--
Marcos