Rede local lenta

Olá!

Estou com duas maquinas rodando linux (uma debian com kde e outra kubuntu) conectadas em rede usando placas wireless, uma 11g e outra 11b. A conecção está em 54mbit/s num e 11mbit/s noutro. Quando conecto em uma, seja lá qual, via ssh, fish pro exemplo, e mando copiar um arquivo de um lado pra outro, a cópia vem, no máximo, a velocidade de 500kb/s. Já vi a maquina que conecta a 54mbit/s fazer download da internet a 4x mais que isso!!! Se a rede local está a 11mbit, não era de esperar que ao menos eu conseguisse uma taxa de transferencia um pouco maior? Alguém sabe onde está o problema? Como eu arrumo isso? Desse jeito é mais rápido transferir os arquivos com uma pen ou dvdrw!!!

Obrigado,
Rodolfo.