Re: [OT] sata ou sas?

Marcos:

Tem um colega meu, o cara manja e esteve procurando algumas
informações sobre SATA x SAS, segue a conversa que eu tive com ele,
tem até um link pra quem quiser saber mais.

Fabio Mazzarino: tem um carinha na lista debian-pt

FM: ele tá perguntando das diferenças de sata e sas

carlosjordao@yahoo.com: fala pra ele q SAS é Serial Attached SCSI, e
SATA é Serial ATA.

CJ: Basicamente, SATA é storage (menor custo do Gb) c/ menor
desempenho e confiabilidade (perto do SCSI), pois roda a 7.200RPM

CJ: e SAS são SCSI, mais rápidos e de GB mais caro, rodando de 10k a
15k rpm. tempos de acesso de 4ms a 8ms. 8ms é o menor tempo das SATA.

FM: quer falar mais alguma coisa? eu vou colar a conversa direto na
lista, posso?

CJ: pode... tô procurando um link

CJ: fala tb q isso q falei é uma comparação a grosso modo, pq tem
alguns detalhes técnicos específicos para SAS q não tem no SATA

CJ: mas o resultado final acaba sendo esse... um pra storage, outro
pra missão crítica

CJ: http://www.tomshardware.com/2006/04/07/going_the_sas_storage_way/index.html

CJ: esse vale a pena ler... são 28 páginas  vários gráficos