instalação debian com hd sata em amd64

Olá!

Estou tentando ajudar (a distância) um amigo a instalar o debian no seu
computador, amd64 com hd samsung sata II. O problema é que o instalador não
enxerga o disco rígido. O curioso é que ele consegue instalar o ubuntu sem
problemas.

O que estou querendo de ajuda é saber que perguntas devo fazer a ele, quais
são as informações necessárias para fazer uma busca eficaz de soluções, já
que não estamos achando as informações necessárias. Ele tentou a instalação
com a última versão do instalador (RC1), que usa o kernel 2.6.17, o mesmo
usado pelo ubuntu (mas no ubuntu é 2.6.17-10, enquanto no debian é 2.6.17-2).
O módulo do kernel que está sendo carregado no ubuntu é o sata_via.

Desde já obrigado pelas idéias.

Tiago.