Tutorial: MPLAYER com suporte a todos os formatos de video

Presente pra vcs!

=======INSTALANDO O MPLAYER==========
=Por Nick Carolino
=14/11/2006
=====================================

Esse tutorial tem como intuito, instalar o Mplayer com suporte a maioria dos formatos de video, entre eles WMV, AVI, RVB entre outros.

Primeiro certifique-se de ter os compiladores instalados em teu sistema, pois essa versao será compilada em tua maquina, de acordo com sua arquitetura.
Caso nao tenha os compiladores, estou disponibilizando um script de instalação bem completo, que contém bem mais programas que o nosso conhecido build-essential.
Segue o link:

http://d.turboupload.com/d/1210471/instalar-compiladores.html

Depois de instalado os compiladores, iremos ao site do Mplayer...

http://www.mplayerhq.hu/design7/news.html

...e iremos fazer o download do codigo fonte do Mplayer...

http://www3.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/MPlayer-1.0rc1.tar.bz2

Depois, iremos fazer o download dos codecs necessarios...

http://www3.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/essential-20061022.tar.bz2

É necessario a instalação das fontes do Mplayer...

http://d.turboupload.com/d/1210665/font-arial-iso-8859-1.tar.bz2.html

Baixaremos tbm uma Skin, que é o visual do Mplayer em modo grafico. Eu escolhi a skin DVD Player, pois tem tudo a ver com meu desktop estilo dark, mas nada te impede de escolher outros :)

http://www.mplayerhq.hu/MPlayer/skins/DVDPlayer-1.1.tar.bz2

          ==============================Segunda Parte================================

Depois de baixar-mos tudo, vamos botar a mao na massa, ou melhor, no terminal :)

No terminal, mova os pacotes para algum diretorio, eu escolhi o /opt, toda compilação eu faço lá. Recomendo usarem o /tmp.

#mv *.bz2 /tmp

Depois, iremos descompactar os pacotes baixados, um por um.

#tar -jxvf MPlayer-1.0rc1.tar.bz2
#tar -jxvf essential-20061022.tar.bz2
#tar -jxvf DVDPlayer-1.1.tar.bz2
#tar -jxvf font-arial-iso-8859-1.tar.bz2

Ok, depois de descompactados, iremos criar alguns diretorios, onde o Mplayer ira buscar os codecs e Skins. Primeiro criaremos o diretorio /usr/lib/codecs...

#mkdir /usr/lib/codecs

É bem capaz desse diretorio ja existir no seu sistema, caso isso ocorra, pule essa parte.
Criaremos a pasta onde ficará as Skins

#mkdir /usr/local/share/mplayer/skins/default

Beleza, vamos mover os codecs binarios para seu respectivo local. Para isso, entre na pasta criada, apos a descompactação do pacote

#cd essential-20061022
#cp -rv *.* /usr/lib/codecs

Vamos criar o diretorio das fontes:

#mkdir /usr/local/share/mplayer/font

Tudo o que tinha na pasta essential-20061022 foi copiado recursivamente para a pasta /usr/lib/codecs. Vamos mover a Skin.

#cd ..
#cd DVDPlayer
#cp -rv skin *.* /usr/local/share/mplayer/skins/default

Vamos mover as fontes...

#cd ..
#cd font-arial-iso-8859-1
#cp -rf *.* /usr/local/share/mplayer/font

Depois de tudo em seu lugar, iremos para a parte mais legal, compilar o Mplayer. Vamos entrar no diretorio criado com a descompactação dos fontes

#cd ..
#cd MPlayer-1.0rc1
#./configure --enable-gui --with-codecsdir=/usr/lib/codecs --with-win32libdir=/usr/lib/codecs
#make
#make install

OBS: se vc quiser criar um arquivo .deb, basta substituir o "make install" por "checkinstall"

Aqui na minha maquina demorou uns 12 minutos. O tempo de compilação depende do poder de processamento de sua maquina, e pode variar am alguns casos.

Depois de compilado e instalado, existe algumas configuraçoes a serem feitas, como a escolha do codec de audio e video, o diretorio onde se encontra as fontes e o zoom, que na maioria das vezes, é necessario alterar o arquivo "config", localizado em seu ~/.mplayer.
Abra o arquivo com algum editor de textos, e nele coloque a seguinte string:

zoom="yes"

Salve o arquivo e feche. Os videos rodarão agora em Fullscreen sem problemas!

Para alterar o tipo de codec de audio e video, abra o Mplayer, de um clique com o botao direito sobre ele e selecione "Preferences", depois "Codecs & Demuxer", selecione para o video, o plugin "Win32/VfW video codecs" e para o audio "Win32/DirectShow decoders".

Na aba "Video", selecione o driver "Xv"
Na aba Fonts, indique o diretorio das fontes: "/usr/local/share/mplayer/font/font-arial-iso-8859-1/font-arial-28-iso-8859-1/font.desc"

Pronto! Seu Mplayer vai rodar tudo quanto é tipo de video!

Se alguem tiver duvidas, citar algum erro, basta mandar email para eunir.carolino(a)gmail.com ou pode adicionar o messnger debian.nick(a)gmail.com

Se alguem quizer copiar, modificar ou distribuir esse RauTu, esteja a vontade, mas lembre-se de citar o autor original!

Bom divertimento!