Re: IPTABLES - (des)balanceamento de carga.

E se desmarcar (deixar em branco) a caixa do proxy na configuração do
browser? Talvez a conexão saia pelo gateway. Ou ainda colocar um proxy
apenas para https no gateway (um squid que permita apenas acessar a
porta 443). ?
Fabiano.

2006/11/13, Denis <denismpa@gmail.com>:
>humm ok , vc poderia fazer um esboço de como está o desenho do squid em
>HA e do seu firewall???

Seguinte:

Meus proxies estão ligados diretamente na internet através da eth0 e na
minha rede interna através da eth2.

eles têm firewall nelas mesmas pelo IP tables

e o gateway da rede é uma outra máquina.

a topologia é mais ou menos esta:

(----------------------------INTERNET-------------------------------------)
         ^                ^                        ^
      __|___     ___|__                 ___|_____
    | proxy  |    | proxy  |              | gateway |
    | nodo1 |----| nodo2 |              |              |
    ------------    |______|              |________|
         |                |                           |
(--------------------rede
interna------------------------------------------)

(clientes, clientes, clientes, clientes, clientes)

E os Browsers estão todos configurados para serem clientes do proxy em um IP
virtual que fica balanceando entre as duas máquinas (nodo 1 e nodo 2)

Eu não vejo como posso utilizar o iptables pq a porta real da conexão só vai
aparecer depois que o pacote passar pelo squid, na saída do proxy pq até
chegar no squid os pacotes vêm todos na mesma porta: 3128. anão ser que
desse pra ler  o cabeçalho que tá encapsulado dentro do pacote que foi
endereçado pro squid pelo cliente.

Denis.