Re: Aumentando tamanho de partições no LVM

Leandro Moreira escreveu:
> Caros,
> Criei um LVM em uma maquina de testes que possuo, ele esta funcionando
> perfeitamente, mas estou encontrado dificuldades na hora de aumentar o
> tamanho da partição, eu faço os procedimentos conforme abaixo:
>
> ###Copiando conteúdo da partição com mesmas permissões
> mkdir /tmp/transfer
> cp -rp patch_lvm /tmp/transfer
> ###Desmontando partição
> umount -l patch_lvm (/dev/rootgv/rootlv)
> ###aumentando o tamanho da partição
> lvextend -L +(tamano a ser aumenrada a partiçã) patch_lvm
> (/dev/rootgv/rootlv)
> [...]

Leandro, da última vez que fiz isso na minha máquina, guardei o seguinte
log, talvez te ajude:

11-jun-2006:
        * aumentado o tamanho do /var (lvm howto)
        - lvextend -L+1G /dev/vg00/var
        - telinit 1
        - umount /var
        - resize2fs /dev/mapper/vg00-var
        - mount /var

http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/extendlv.html

Note que não foi preciso restaurar os arquivos do filesystem que foi
aumentado. Não sei dizer se é a melhor maneira, mas para mim funcionou
sem eu perceber nenhum problema.

--
Adriano Rafael Gomes
SoftwareLivreVS