Tenho que executar o alsaconf a cada boot...

Boa noite, estou com o seguinte problema:
Instalei o alsaconf como sugestão pra corrigir o problema de não sair som nos flash's do firefox, mas preciso, toda vez que dou boot, novamente executar o comando alsaconf para o som funcionar, caso contrário programas de audio avisam que existe um problema, ou com a placa de som, ou com o plugin de audio.

Reparei que antes de executar o alsaconf minha placa de som (00:05.0 Multimedia audio controller: C-Media Electronics Inc CM8738 (rev 10)) não aparece nas configurações do XMMS, e só depois de executado o comando eu posso selecioná-la no programa.

Alguma idéia do que está acontecendo?

Destribuição: Debian Etch.

_______________________________________________________ O Yahoo! está de cara nova. Venha conferir! http://br.yahoo.com