Erro na exibição do vídeo

Caros colegas,

Tenho uma "super-máquina"
Pentium III (700 MHz),
Motherboard PCChips mod. M748LMRT, Soquete 370,
Conj. de drives SiS530/620/900,
monitor VGA, Samsung Syncmaster 3 (800x600)
e não tem jeito de fazer com que o vídeo funcione ao instalar o Debian-BR-CDD. E olhem que tenho tentado. Invariavelmente, o sistema escolhe a definição de vídeo 1024x768, incompatível com o monitor que falha miseravelmente, mostrando a tela bipartida com uma das imagens refletida (como se existissem três telas numa só). O que fazer? Perdoem-me a ignorâcia, mas estou sem saída.

Grato,

Marcelo F. Bezerra
mfbezerra@gmail.com
Cel.: (11) 9991-7279