Re: rc.local no Debian

Em 30/09/06, Andre Luis Lopes<andrelop@debian.org> escreveu:

Marcos Lazarini escreveu:
> Pessoal,

Olá,

> Ontem tive a grata supresa de que, finalmente, existe agora um
> 'suporte nativo' (vamos chamar assim) de um arquivo rc.local no Debian
> Etch!! Apareceu esse arquivo faz uma semana no meu sistema....
> Chega daquelas 'gambis' de criar o seu initscript ou copiar o
> /etc/init.d/skeleton; basta agora usar o arquivo /etc/rc.local.

   Desculpe discordar, mas acho que 'gambi' é na verdade simplesmente
jogar coisas em algo como o rc.local. Criar um script decente para fazer
o que é preciso me parece muito mais com a maneira certa de fazer as coisas.

   Se fosse o contrário, nenhum pacote que fornece um daemon instalaria
um script para controlar a inicialização do mesmo mas sim simplesmente
jogaria coisas no rc.local.

Bom, eu estava pensando naquelas 'gambis' que o pessoal que quer
carregar o script de firewall, ou alguma outra coisa no boot e nao
tinha idéia de onde colocar. Se eles não conseguiam nem encontrar o
esqueleto pronto (o /etc/init.d/skeleton), o que diria de fazer um
script de inicialização DECENTE.
Nesses casos, sou mais acrescentar lá no rc.local do que ralar p/
fazer um treco capenga.

Eu certamente acho muito mais correto criar o script, c/ start, stop,
reload, etc, fazer os links, etc. É o jeito correto de lidar c/
mudanças de run-levels, etc e tal. Mas as vezes vc só precisa matar
uma mosquinha e ensinar shell-script e todo o processo de boot de um
sistema linux moderno pode ser bastante desmotivante p/ aquele cara
que está só procurando onde está aquele 'autoexec.bat' p/ acrescentar
uma linha no final.

Obviamene, o bom-senso do admin estará em jogo e certamente veremos
soluções tão ruim com o rc.local como sem ele. Ruim por ruim, eu
prefiro com ele. :-)

Vale uma observação que os sistemas BSDs utilizam apenas o rc.local
(mas nao me lembro mais como eles lidam com o processo de boot). Nem
por isso são considerados desorganizados.

--
Marcos