Estudo sobre Route

Pessoal bom dia, sou iniciante no mundo vpn e me deparei
com esse script para criação de rotas, mais o que me deixou
em dúvida é:

A parte do script gw $5 o que significa isso ?

#!/bin/bash
route add -net 10.100.100.0 netmask 255.255.255.0 gw $5
route add -net IP_LAN_REMOTA netmask MASCARA_LAN_REMOTA gw $5

E aproveitando, estou montando minha vpn da seguinte maneira:
A filial passará pelo firewall e irá se conectar em um servidor
debian e esse meu firewall tb é o proxy da rede interna, vcs acham
que isso pode gerar algum problema ?

Agradeço desde já.

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!