FAQ Debian-BR-CDD

Como o primeiro contato com GNU/LINUX, escolhi o uso do Debian - BR -CDD;Mas infelizmente estou tendo dificuldades para a instalação do meu modem. Tenho um modem PC-TEL ( PCI ), e decidi seguir os passos da documentação mesmo que o tutorial fosse para modens on-board.Infelizmente a instalação não funcionou.
Ao seguir os passos da documentação, o modem é reconhecido, instalado, o driver é carregado, mas, no momento de ativar a conexão através de "REDES", a caixa que indica a ativação é vistada e logo em seguida perde o status, então quando aperto "OK" nada acontece.
Será que existe uma maneira de me ajudar.
Desde já agradeço a atenção e espero resposta.

--
Carpe diem