Re: Placa vídeo VIA

Se esse dispositivo é onboard, procure as características da placa-mãe no site do fabricante para identificar precisamente seu hardware (presumindo que não tenha o manual  da placa). Se offboard, pci ou agp, retire o dispositivo e leia a identificação que se encontra no chipset.
Alternativa: Se possuir o Windows instalado, utilize um programa de disgnóstico tipo EverestHome, SisoftSandra, FreeDiagnose, etc
Por último, existem CD que se encontram na internet na forma de imagens iso, tipo System Recovery CD, Ultimate Boot Disc (UBCD), que também trazem programas de diagnóstico e não dependem de sistema operacional. Funcionam de modo semelhante aos live-CDs.
Sucesso.
CR