Placa vídeo VIA

Olá pessoal,

Estou usando o Debian Etch
Minha placa-mãe é K8V-VM Ulta com vídeo on-board.

Com o lspci:
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies,
Inc. Unknown device 3230 (rev 01)

O xorg.conf está assim:
Section "Device"
        Identifier      "Generic Video Card"
        Driver          "vesa"
        BusID           "PCI:1:0:0"
EndSection

Estou tendo problemas de lentidão na máquina e talvez
seja por causa do driver.
Só um exemplo: quando eu uso o gnomebaker, o
computador não consegue executar mais nenhuma outra
tarefa porque fica lento.

Eu mudei o driver para "via", mas não funciona o X.

Alguma idéia de como usar o driver via e ver se
realmente é o problema do driver de vídeo que deixa o
sistema lento?

Obrigado

Paulo

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com