Voip no debian

    Estive pesquisando sobre precos e provedores de servicos de voip no
brasil, porque estou de saco cheio da telefonia atual, que e' um abuso
de tao cara. Meu provedor de internet me da tambem um servico de voip,
mas e' de pessima qualidade.
    Fiz um cadastro de teste no vono, e estou testando com sucesso o
servico. O kphone funciona bem no vono e estou considerando migrar de
vez. Mas o ideal pro meu setup seria ter telefonia independente do
computador tambem, e isso me leva 'a necessidade de adquirir um ata
(adaptador de telefone analogico) para conectar o telefone que eu ja possuo.
    Me lembrei entao que eu havia lido algumas coisas sobre telefonia ip
e software livre, asterisk, e tal. Mas como faz algum tempo, nao me
lembro dos detalhes nem sei onde estao estes materiais.

Esse tal de adaptador de telefone analogico (ata) pela descricao parece
bem com um gateway/router, o que me leva a crer que talvez de^ para
emular um desses num computador. E' isso que faz o asterisk? Se nao,
algum outro software faz?

Alguem aqui na lista ja tentou fazer um pabx voip funcionar no debian?
Da pra setar um micro velho (k6 300 c/ 128mb) pra funcionar como voip
dedicado?

Alguem aqui usa vono com debian e tem truques/dicas?

valeu!