Problemas com fontes etch

Prezados,

Ja andei dando uma procurada e não achei nada preciso sobre o fato, realizei um dist-upgrade e as fontes
no terminal estão estranhas, não consigo ç~ãõíó,etc... no terminal, creio que seja algum problema com fonte,
vi que em alguns casos e bug do driver nvidia, mais ja realizei update para a versão mais nova e não mudou
nada, estou utilizando o etch com dist-upgrade de hoje, e mesmo assim esta com este problema, antes funcionava
normal quando apontava todos meus locales para pt_BR e agora esta com este problema.

Obrigado