debian + intel ICH7 + SATA + RAID pós kernel panic 1

Eu depois de conseguir fazer o raid subir automaticamente no boot
estou sofrendo com kernel panic.
Instalei o debian sarge num hd IDE; baixei o ultimo kernel, recompilei
e depois que passei o sistema pro RAID5 e mando reiniciar, dá kernel
panic. To com muitas desconfianças de ser culpa do devfs que não é
mais parte do kernel. Mas minha duvida agora é o que faço pra me
livrar desse problema? Se for preciso mais dados, os passarei o que
for preciso.

--
Flws
Mateus Longo