Restaurar Backup

Boa noite, lista!

Andei pesquisando e não consegui nenhuma solução...

Eu tinha um HD de 40GB, mas ele deu problema e comprei outro, de 80GB. Eu tinha um backup, um arquivo tar.gz, com todos os meus dados.

Agora eu gostaria de restaurar meu backup. Não sei como faço...

Dei o comando como # e como $, mas não deu certo...

(# e $) tar xzvf meu_backup.tar.gz

como root, as permições estão mudando... Como usuário, não consigo copiar as pastas de configurações de programas...

Que devo fazer para o backup funcionar?

Como devo proceder para restaurar as configurações e arquivos que tinha com o outro HD?

Por favor, coloque o passo-a-passo, pois sou iniciante...

Muito obrigado desde já!
No aguardo pela resposta...
Thiagodasp