Re: Kernel panic depois de cloning...

Filipe Silva <filipe.s <at> sapo.pt> writes:

> [...]
> drive correcta...
> nao sei se me falta alguma coisa.... mas o que me aparece depois de umas
> linhas de boot é isto:
>
> pivot_root: No such file or directory
> /sbin/init: 432: cannot open dev/console: No such file
> Kernel panic: Attempted to kill init!
>
> o dev/console está lá.
>
> nao sei como foi isto em relaçao a kernels mas qd instalei o debian na
> VM ele instalou logo o kernel 2.4 e 2.6...nao reparei se foi logo de
> inicio ou se foi mais para a frente que eu instalei isto...

Bons dias o gajo.

         Quando tu tentas utilizar um debian (Sarge) com o kernel-image atual,
pra inicializar de um disco rigido SATA tu vais te encontrar com esse problema.

pivot_root: No such file or directory
/sbin/init: 432 cannot open dev/console: No such file
kernel panic - not syncing: Attempted to kill init!

O problema é o seguinte:
O kernel-image do sarge tem o módulo SATA instalado, porém desativado na
inicializacão.. logo ele não reconhece o Disco Rigido e claro não pode
inicializar a maquina.

O mais simple é adicionar o nome do módulo SATA correspondente (no exemplo
sata_via), no arquivo /etc/mkinitrd/modules e desinstalar e reinstalar o
Kernel-Image inclusive initrd .
Tu também podes recompilar teu kernel, com um initrd novo

Boa Sorte.

Marlon Nerling