offtopic-linux para 486 CLI only

Boas.
ando ha procura de uma distro minimalista que me permita apenas que um pc velho 8mb de ram, consiga fazer um telnet a uma maquina aix na rede local.
ha uma diskete chamada tomsrtbt que faz isto mt bem mas é lenta no arranque.
queria uma que desse para arrancar pelo HD do sistema (250mb acho)
apanhar um ip por dhcp ou fixo...
e que nem seja preciso login local, que pedisse logo o login no server telnet...

sabem de alguma maneira facil de meter isto a rolar para um noob?

obrigado
Filipe Silva