Re: Transferir o / (Barra)

On Wednesday 23 August 2006 08:15, Luiz Souza wrote:
> Minha atual situação de partições é:
>
>    Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
> /dev/hda1   *           1        3906    31374913+   7  HPFS/NTFS
> /dev/hda2            3907        7833    31543627+  83  Linux
> /dev/hda3            7834        7864      249007+  82  Linux swap /
> Solaris /dev/hda4            7865        9733    15012742+  83  Linux
>
> E eu gostaria de excluir a partição /dev/hda1 NTFS (XP) forever :-)
>
> E transferir o barra que está em /dev/hda4 para o /dev/hda1.

Tenha em mente que assim que você mexer o conteúdo do /lib, todos os programas
param de funcionar automaticamente.

Copie tudo primeiro, refaça as configurações do boot (grub ou lilo), boote, e
só depois remova o conteúdo do seu hda4.

A melhor coisa, no entanto, é NÃO USAR esse sistema pra fazer isso, e sim um
disco de boot (floppy ou CD, ou ainda LiveCD). Daí você não corre o risco de
ficar perdido olhando com cara de bobo pra uma tela cheia de erros
insolúveis. O cd netinst do debian provavelmente é suficiente pra isso. Basta
ele carregar os módulos que você precisa pra montar suas partições. Você não
tá usando um ReiserFS4, ou alguma aberração não standard, né?

> Depois eu quero dar um merge nas partições /dev/hda2 (home) e /dev/hda4 sem
> perdas. Isso é possivel?

Isso seria possível (e muito fácil) se você estivesse usando LVM. Do jeito que
está, vai ter que mover os dados, reparticionar, e mover de volta.

Dependendo da quantidade de coisa no /home, de repente não precisa de outro
HD.

Eu sugiro que você aproveite a deixa e comece a usar LVM.

http://www.tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/benefitsoflvmsmall.html

Se não quiser/puder, eu recomendaria o seguinte esquema de particionamento.

hda1 -> / (500M)
hda2 -> usr e var (30GB) [você tem certeza que precisa de todo esse espaço pro
sistema?]
hda3 -> swap (500MB - larga de ser mão de vaca)
hda4 -> home (o resto)

Depois de instalado, você entra em single user, move todo o conteúdo do /var
pro /usr, e cria um link simbólico /usr/var -> /var. Por via das dúvidas,
faça o mesmo com o /opt e o /tmp.

Pronto, você tem um sistema com duas partições que crescem (usr e home), e uma
que não cresce (raiz). Na raiz, ai ficar basicamente o /lib (que inclui os
modulos do kernel), o /boot e o /etc. O único que tem potencial para crescer
é o /lib, mas se você como a torcida do flamengo precisa de um ou dois
kernels, isso dá e sobra (o etc praticamente só tem arquivo texto).