Re: Erro no Aptitude

On 08/19/2006 07:19 PM, Luiz Souza wrote:
> Atualizei a versão Debian 3.1 R2 para o etch (Testing) e ao executar
> qualquer instalação de pacote no Aptitude aparece o seguinte erro:

	Não é um erro. :-)

> ** debian:/usr/src# aptitude
> Xlib: connection to ":0.0" refused by server
> Xlib: No protocol specified

	Você está como root e não tem permissão pra se conectar no
DISPLAY :0.0 que provavelmente está sob controle do seu usário.

> dpkg-preconfigure: cannot connect to X server :0.0
> debconf: unable to initialize frontend: Kde
> debconf: (DISPLAY problem?)
> debconf: falling back to frontend: Dialog

	Como ele não consegue iniciar o frontend do Debconf para o
KDE ele faz um "fall back" e muda pra DIALOG.

> Selecting previously deselected package joe.
> (Reading database ... 75862 files and directories currently installed.)
> Unpacking joe (from .../archives/joe_3.3-5_i386.deb) ...
> Setting up joe (3.3-5) ...
>
> Press return to continue.
>
> Eu fiz a instalação do Joe só para exemplo. Executei de dentro do KDE em
> um terminal.

	E o pacote é instalado sem problemas. ;)

> Será que tem algo a ver com o Xorg???
> Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

	Não, não tem, talvez parcialmente, você precisa dar permissões
pro root inicial uma aplicação no seu ambiente gráfico (use o xhost)
ou então precisa mudar as configurações para permitir que seu usuário
use o aptitude/apt.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)