Re: Abrir porta para o Amule

NAT --> Network Address Translation ( Traducao de endercos de rede)

em poucas palavras, pegar o teu endereco de rede e traduzir para outro endereco...
Se router esta na frente da sua rede, logo é um GATEWAY...

O Amule faz uso de algumas portas para transferir pacotes para sua maquina... Mas como seu Router(Gateway) esta na frente da sua rede, ele recebe o pacote e talvez esteja filtrado a porta que o amule usa de forma que o pacote nao chegue ate seu host.

É aí que o NAT entra na jogada... Entedeu!? O NAT Vai redirecionar o pacote para a porta e o endereco correto, de forma que o tráfego passe tranquilamente de sua máquina para a "nuvenzinha" da rede P2P, do Amule.

Pra funfar legal vc devera saber as portas corretas que o amule usa, e saber alterar as configuracoes do firewall do seu router.
Se me lembro bem as portas sao 4662 TCP 4672 UDP

Se vc nao souber alterar as configuracoes do firewall do seu router, te aconselho altera-lo de Router para Bridge(Ponte). Uma vez como bridge vc tera que discar para conseguir conexao, dessa forma tera um IP Válido. 200.xxx.xxx.xxx, como o Amigo já te explicou.

Apos isso vc vai poder configurar o firewall no seu proprio Linux, oq eu considero muito mais aconselhavel e seguro, na grande maioria dos casos.

O front-end do Netfilter que é o "firewall" nativo do GNU/Linux é o iptables para as versoes 2.4 ou superiores do kernel.

Uma ideia de regra de NAT que vc poderia comecar a liberar suas portas do amule seria mais ou menos assim:

iptables -t NAT -A PREROUTING -i ppp0 -p tcp --dport 4662 -j ACCEPT
iptables -t NAT -A PREROUTING -o ppp0 -p udp --dport 4672 -j ACCEPT
iptables -t NAT -A PREROUTING -i ppp0 -p tcp --dport 4662 -s 200.ip.do.servidor.amule -j ACCEPT

Bom isso aí é apenas um ideia rápida... eu nao rodo o Amule aki, entao nao estou podendo testar as regras neste momento para ver a funcionalidade delas. Mas à principio é isso aí.

De uma estudada melhor no man do iptables. E de uma fucada no google linux
www.google.com.br/linux e se informe mais sobre o assunto.

Espero ter auxiliado...
t+