Re: Instalando o Debian [site debian.org não está claro]

Olá Peres,

Bem vindo ao Debian, bem vindo à lista!

Não sei se você tem o hábito de usar listas de discussão, então vou aproveitar
e dar alguns conselhos. Pela mesma razão, vou enviar uma cópia diretamente
para o seu e-mail: em geral, só se deve fazer isso se houver um pedido
expresso do outro. Se for responder para mim, por exemplo, responda somente
para a lista.

O e-mail ficou longo, pois acho que há um erro no site da debian e gostaria
que outras pessoas comentassem. Recomendo que você veja primeiro a última
parte da mensagem, onde indico o que fazer, e depois leia o resto com calma,
olhando as referências.

Os meus comentários vão abaixo do seu texto.

Em Segunda 07 Agosto 2006 04:36, Peres Julião Corgosinho escreveu:
> Pessoal existe várias formas de instalação do Debian pelo CD-Rom, DVD,
> disketes e etc. Li na página oficial do Debian que é possível a instalação
> do mesmo pela rede ou seja no meu caso estou tentando instalar o Debian
> pela internet que o pc que utilizo é o de casa Dektop Home.

Sim, eu diria mesmo que é a melhor forma de instalar o Debian, garantindo que
todos os pacote já estejam atualizados. No entanto, é fundamental ter uma
conexão rápida: mesmo assim, tem que contar no mínimo algumas horas para ter
uma instalação média.

> Tentei baixar
> uns arquivos e coloca-los no diskete

Você tem que ser mais preciso. Que arquivos você pegou? Procurei um pouco na
página do debian e achei que as informações do site do debian estão um pouco
confusas a este respeito.

Em [0] e [0a], dá a impressão que é possível dar o boot pelo disquete e
começar diretamente a instalação. No entanto, não há nenhum link para
disquetes, apenas para o manual de instalação. No manual de instalação para
x86 as únicas referências aos disquetes estão em [1] e [2], aonde não fica
claro quais são as formas de utilização do disquete. Em [3] é indicada a
localização das imagens para instalação, mas a listagem com as descrições [4]
mais uma vez não deixa claro qual é o uso dos disquetes.
Esse último arquivo tem as seguintes linhas:

floppy/boot.img        -- boot floppy for network, CD, or USB installs
floppy/cd-drivers.img  -- CD drivers, including all SCSI drivers
floppy/net-drivers.img -- network drivers, including PCMCIA and wireless
floppy/root.img        -- second floppy for network or CD installs

Não sei dizer se o boot.img pode fazer uma instalação direto pela internet ou
se ele serve somente para dar o boot pela rede e usar tftp [5]. Será que não
achei a informação mais detalhada que está em algum lugar?

> e depois eles acessariam o servidor
> baixando todos os pacotes e instalando os mesmos no meu pc

Vejo duas possibilidades de uso de disquete na instalação do debian[0]. Caso
você tenha um CD do debian mas seu computador não aceite boot pelo cd, você
pode usar um disquete e indicar que o disco de instalação está no cd. Você
pode também fazer um boot pela rede; isso significa que o disquete dará o
boot e procurará um rede disponível de onde ele possa baixar o kernel do
linux, o initrd e o programa de instalação do debian. Para isso, você vai ter
que ter uma rede local pronta para atender a esse pedido.

> mais quando vou
> colocar estes arquivos no diskete da um certo problema

De novo, precisamos de mais detalhes. Não dá para ajudar você só com essas
informações (mas não desista, continue lendo...).

> gostaria se alguem
> tem uma outra idéia, tipo estou usando o live-cd do kurumin 5 .

A maneira mais simples, se o seu computador boota no cd (como parece ser o
caso, já que você usa kurumin), é baixar o cd de instalação completo do
debianpela internet[6] do debian e instalar a partir dele (isso depende
também de você ter um gravador de cd). Digo isso porque você pode ter
dificuldades em configurar a internet só com o sistema básico (não sei se o
cd netinst do sarge tem o pppoeconf, por exemplo).

abraço,

Tiago.

[0] - http://www.debian.org/distrib/netinst.pt.html
[0a] - http://www.debian.org/distrib/floppyinst.pt.html