Kingston Data Traveler 1GB

Comprei hoje, espetei no debian, o messages reconheceu como sda1, porém
ele não quis montar. Rodei o cfdisk, apaguei a partição existente e fiz
outra. Depois rodei mkfs.vfat /dev/sda1 e começou a montar corretamente.
Fui testar numa máquina winME (único ruindos que tenho por aqui), ele
montou o dispositivo porém não mostra o arquivo de teste que eu deixei lá.
E pior, diz que a capacidade do dispositivo é 2TB !!
O que está errado? Como preparar para que funcione bem em ambos SOs?
Sei que o assunto já é batido, mas não achei ajuda melhor.

--
Fabio.