Re: atualização de driver nvidia + configurar variável PATH para root

Olá Bruno,

Primeiro, muito obrigado pela resposta. Respondo abaixo de cada ponto.

Em Sexta 28 Julho 2006 15:11, Bruno de Oliveira Schneider escreveu:

> Alguns fatos que devem ajudar (estou supondo que você usa bash):

Sim, uso bash, deveria ter especificado isso.

> 1) O manual do bash nem tenta explicar as situações em que ele é um
> "login shell" porque isso depende de quem chama o bash.

Sim, mas eu gostaria de ter entendido pelo manual quando é que eu chamaria o
bash como "login shell" e quando é que não chamaria assim. Afinal de contas,
o manual não é só para usar o bash diretamente (linha de comando), mas também
para auxiliar para scripts (se eu quiser lançar o bash a partir de um
programa python que estou fazendo, usarei o login ou não, por exemplo?)

> 2) O su (suponho que o sux também) alteram o PATH por conta própria,
> por isso funcionou com eles.

Realmente, olhei a página de manual, e eles são responsáveis por isso.
Obrigado pela dica!

> 3) É natural que os arquivos de inicialização no /etc não coloquem os
> diretórios sbin no PATH, já que eles deveriam ser exclusivos do root.

Pois é, mas eu pensei que eles fossem fazer um teste, e se o usuário fosse o
root colocariam os sbin no PATH. Será que não é uma solução razoável?

> 4) O "login" deveria chamar um "login shell", então quando você loga
> como root no console (aquele do ctrl-alt-fx), deveria abrir um "login
> shell". O konsole, na configuração padrão, não abre um login shell.

Voltando ao item 1. A distinção entre 'login shell' e un 'non-login shell' no
manual diz respeito à diferença de carregamento de arquivos de configuração
(bashrc ou profile). Para que isso seja útil para o usuário este precisa
saber quando está num e quando está no outro, de forma a deixar as variáveis
corretamente configuradas em cada caso. Como é que eu fico sabendo que o
konsole não abre um login shell? E porque é que ele não abre um login shell?

> 5) Costuma-se definir o PATH nos "profile" da vida. Se os seus não tem
> nada, sugiro colocar. No meu /etc/profile tem:
>     PATH="/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11:/usr/games"
> e no meu /root/.profile tem:
>
> PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/bin/
>X11 Esse último vai garantir que os sbin estejam no PATH quando você logar
> no console. Já para o konsole ou "novo rootshell", eu não sei. Não uso KDE.

Sim, farei isso (ou a opção que citei no item 3, ainda não decidi). Mas qual é
a solução de uma instalação debian padrão? Já vem com um
arquivo /root/.profile configurado? Será que eu apaguei este arquivo? E qual
é o pacote que cria este arquivo? Procurei pelo apt-file, mas ele não
localizou nada, suponho então que o arquivo seja criado por um script
postinst, mas como descobrir isso?

obrigado de novo,

Tiago.