atualização de driver nvidia + configurar variável PATH para root

Olá,

Ontem à noite, após uma atualização de kernel (entre outros programas, mas vou
explicar porque acho que foi problema com o kernel), várias coisas pararam de
funcionar no kde (por exemplo, fechar janelas). Fiz um ctrl-alt-backspc e
desliguei o computador, e hoje de manhã ao ligar para ver o que tinha
acontecido, o kdm não iniciava mais. Pelos logs, descubri que era o driver
nvidia não estava carregando, e tentei um 'm-a auto-install nvidia'. Por sua
vez, ele indicou que precisava fazer primeiro o 'm-a prepare' para instalar
os headers do 2.6.16.

Ele disse que não encontrava vários programas, como start-stop-daemon,
update-rc.d etc. Verifiquei que como root esses programas não eram
encontrados, e acabei descobrindo que os diretórios sbin não estavam no meu
PATH. Acrescentei-os manualmente e tudo funcionou.

Agora as perguntas:

1) Quando entro como root no terminal (alt-f1, ou konsole->novo rootshell) os
diretórios sbin não estão no meu path. Quando entro como usuário comum e
passo para root como su ou sux, ao contrário, os diretórios estão no lugar
certo. Imagino que seja então algo relativo a login/non-login shell, mas não
consegui entender direito na página de manual do bash quando um shell é login
e quando não é. Além disso olhei no /etc/bash.bashrc e no /etc/profile e não
há nada em nenhum dos dois, pelo que entendo, que modifique a variável PATH.
Aonde então isso é feito, já que funciona pelo su?

2) Não tem jeito de automaticamente rodar o 'm-a prepare ; m-a auto-install
nvidia' a cada vez que o kernel é atualizado? A gestão de pacotes debian não
dá conta disso (ainda)?

Brigado,

Tiago.