Re: comportamento do cursor em terminal

Silvio,

Segue alguns comentários abaixo. Verifique se resolve seu problema.

## Man
Verifique se seu sistema tem o less instalado. Se não tiver, o sistema utiliza o
more que não possui suporte a pgup, pgdown

## Vi
Existem duas versões. O 'vi' e o 'vim' (vi iMproved).
Em versões anteriores, o comando vi executava o vim. Depois de uma versão que
não sei qual, o comando vi executa o vi antigo que é diferente.
Tente executar o vim pra ver se resolve.

Uma forma de saber se é o vim que está rodando é observar a string "--INSERT--"
no rodapé qdo se está no modo de inserção

Abraços.

--
Fábio Ramon