Re: Como recompilar o kernel?

Baixe um kernel-source (ou linux-source) do mais recente que achar, acrescente seu usuário ao grupo src, deslogue e logue, depois
cd /usr/src
tar xjf blablabla.tar.bz2
ln -s <pasta_recem_criada> linux
cd linux
cp /boot/config-xxxxx .config
[esse arquivo é o modelo que foi usando p/ compilar o kernel que tá instalado no sistema, se veio pelo apt-get é claro]
make oldconfig
[isso é p/ importar o .config p/ versao atual do kernel source]
make menuconfig
[algumas horas escolhendo as configuraçoes...]
make-kpkg <opcoes> kernel_image

podem dar alguns paus no meio do caminho, mas certamente é dependencia faltando. Veja os demais passos no /usr/share/doc/kernel-package/*

Quanto ao que tirar... dificil dizer.... se ficar na duvida, deixe como módulo, pelo menos não vai ficar ocupando espaco vital no kernel. Veja no dmesg e no /var/log/boot (ligue no /etc/defaults/bootlogd) p/ ver o hardware sendo detectado e o q vc não pode tirar.
Marque a especifica da sua CPU - isso é importante.

--
Marcos