Rodar shell scripts com poder de root via apache/php

Fala povo!

Em busca de uma solução bacana e gerencial para um sistema que utiliza 2 links
de internet (não como load balance, e sim como redundancia em caso de queda)
estou desenvolvendo uma serie de scripts para "trocar de link" apenas rodando
um script mestre com parametro, ex:

host # trocalink virtua  //vai para o link do virtua (muda a rota default gw
pra interface do virtua e roda o script de firewall acertadinho para esta
interface)

host # trocalink speedy //vai para o link do speedy (muda a rota default gw
pra interface do virtua e roda o script de firewall acertadinho para esta
interface)

porém o pessoal que vai utilizar esta "coisa" que estou fazendo, nao sabe nada
de linux, posso até ensinar como fazer via shell pra rodar o script mestre,
mas prefiro fazer algo mais "bunitinho" com relatorios e estatisticas visuais
pra impressionar o chefe hehehehe...

Tentei rodar o script pelo comando exec() do php mas nao deu certo...

Alguém já fez esse tipo de coisa antes?
seria legal até para reiniciar alguns serviços da maquina....

algum caminho pra indicar?
agradeço a ajuda de todos, e quando tiver com a "coisa" pronta, libero pra
quem quiser testar ou ajudar na melhora do sisteminha.

Valew amigos!

--
Andre Novelli
andre.ti@embalatec.com.br