Configuração das fontes do Gnome em outro window manager

Olá pessoal,

Notei hoje um pequeno probleminha da não tão pacífica convivência gnome
vs. KDE.. hehehehe

O problema é o seguinte:

Fui lá no gnome (gnome-font-properties) e escolhi o tamanho da fonte
como um pouco menor que o normal (a minha vista ainda permite isso).
Quando eu abro o thunderbird (por exemplo) lá no gnome, aparece tudo
certinho - inclusive com os botões num outro estilo, todo bonitinho.

Agora, quando vou pro KDE (ou window maker, etc), aparece tudo como
antigamente... letrão e botão quadrado feioso.

ENTRETANTO... descobri que se eu rodar o 'gnome-font-properties' *antes* de abrir os programas, o problema se resolve.

Bom, a pergunta é: como faço p/ as configurações de fonte dos programas
do Gnome funcionem quando o gnome não é carregado, de maneira automática???

já rodei atrás de fontconfig, defoma e o escambau e não consegui
corrigir o problema... se alguém tiver alguma sugestão ficaria grato.

--
Marcos