Subversion - A luta continua

Pessoal estou tendo algumas dificuldades, consegui instalar o servidor em conjunto com o apache, agora estou realizando os testes com o eclipse e o tortoisesvn só que tenho algumas dúvidas e estão acontecendo alguns erros.

Primeiro queria saber se existe algum manual em português de preferência do subversion ou do tortoise, para estar lendo e ficando mais familiarizado, pois o tortoisecvs é mais fácil de utilizar.

Tenho dúvidas como: Meus arquivos ficam guardados em um banco de dados ou no formato de arquivos separados mesmo ?

Quando tento realizar o commit via tortoisesvn no linux recebo a seguinte mensagem de erro:
svn commit -m nomsg Texto.txt --non-interactive
svn: Commit failed (details follow):
svn: MKACTIVITY of '/!svn/act/a0ff174a-a816-0410-9cff-ee77717fd8a4': authorization failed (http://172.16.0.10)
error (1)
Oq pode ser ?

Estou tendo problemas também com fato de poder bloquear um arquivo q estou utilizando, está dando erro tb.

Quem poder ajudar agradeço.

Abra sua conta no Yahoo! Mail - 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.