Re: Zerando os bytes não usados no disco

A solução sempre é mais simples do que a gente imagina...

Muito obrigado pessoal, funcionou, e bem.

On 6/19/06, Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> wrote:
Daniel Cristian Cruz wrote:

> Pessoal, boa tarde!
>
> Eu tenho um problema ao gerar/restaurar imagens com o ghost for unix,
> onde a parte não utilizada pelos arquivos fica com valores aleatórios,
> devido à gravação e remoção de arquivos na partição. Isso prejudica a
> velocidade de criação das imagens e da restauração devido ao algoritmo
> de compactação/descompactação, que pesa bastante nas máquinas (são
> máquinas Celeron).
>
> Tentei encontrar alguma coisa que zerasse esses bytes não usados no
> disco, mas só encontrei o wipe na lista de pacotes, e mesmo assim, ele
> [...]

Oi Daniel,
Já precisei disso antes p/ partições NTFS - tive q apelar p/ um programinha
freeware de windows (que já não me lembro mais o nome).
No caso do linux, também não achei nada pronto, e o que acabei encontrando
foram apenas scripts,  como o primeiro dessa pagina:
http://basicsec.org/tools.html
Basicamente, ele cria um novo arquivo, fazendo um 'dd' até o disco encher.
Não sei se é a melhor saida, mas acho que funciona.... :-)

--
Marcos