Re: problema com pendrive: dispositivo sda nao é criado

Talvez não seja o que vc procure, mas mesmo assim, lá vai: caso você queira
que o sistema, assim que você espetar uma câmera ou um pendrive, monte  o
dispositivo e crie uma entrada no desktop, faça o seguinte:

- instale o pacote usbmount e os recomendados/sugeridos;
- leia o /etc/usbmount/usbmount.conf e veja os diretórios sugeridos em
MOUNTPOINTS (media/usb0 /media/usb1 /media/usb2 /media/usb3 ...);
- crie estes diretórios de MOUNTPOINTS ou altere a seu bel prazer e gosto.
Aparentemente não existe limite de diretórios. Caso um dos diretórios esteja
montado, ele automaticamente tenta montar no próximo. Mas tenha um pouco de
senso, acredito que você não precise de mais diretórios do que o número de
usbs da sua máquina.
- altere estas opções:

FILESYSTEMS="ext2 ext3 vfat"
MOUNTOPTIONS="sync,noexec,nodev,noatime,umask=000,gid=floppy"

- se quiser um diagnóstico melhorzinho, altere esta tbm:
VERBOSE="yes"

Reinicie o udev (/etc/init.d/udev restart) e pronto.

Configure o seu desktop para mostrar dispositivos removiveis montados. Fica
ótimo. Apenas cuidado ao remover a sua pen antes de certificar-se que todos
os dados ja foram transferidos, ou você pode perder muita coisa. Ah, e
certifique-se que o seu usuário citado em 'gid' pertença ao grupo floppy. Ou
mude ao gosto da sua configuração.

Espero que isso sirva lhe sirva pra alguma coisa.

[ ]s, Henry

http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/