Re: Cabo DKU-5 (Nokia)

* Daniel Cristian Cruz (danielcristian@gmail.com) wrote:

> Pessoal,
> Não estou conseguindo por para funcionar o cabo DKU-5 da Nokia no
> Debian. Estou usando o etch, e já tentei carregando o módulo pl2303.
> Alguém já utilizou esta configuração? Não consigo encontrar uma
> referência boa na internet. (Already googled)

Eu fiz meu siemens funcionar com um cabo que usa este modulo.
A comunicacao entre celular e computador não é transparente. Alguns usam
o padrão mass storage device, que faz com que o aparelho entre na
máquina como um pendrive. Outros utilizam o protocolo de comunicação
PTP, das cameras digitais. Outros ainda, como o meu siemens, utilizam um
filesystem proprio.

Alguns usuarios windows tem a ilusão de que seu celular é um pendrive,
porque ao plugar na USB ele aparece no explorer como uma unidade de
disco onde ele pode tirar e colocar fotos e ringtones. Outros já
aparecem integrados ao outlook fazendo sync com agendas e outros
facilitadores. Porém não é bem assim, estas ações são integradas pelos
drivers fornecidos junto com o aparelho.

Nós, usuarios GNU, temos de ralar um pouco para colocar para funcionar.
No meu caso, meu celular era reconhecido automaticamente apenas como
modem externo. Para poder acessar as fotos e demias fucninalidades
precisei de compilar alguns pacotes e subir módulos adicionais ao
kernel.

Para começar, ligue, em um console como root, o comando
"tail -f /var/log/messages" e espete seu aparelho na USB. Cole a saida
no campo de pesquisa do google, ou mande para a lista.

Mas esteja preparado para não funcionar, ou ter o suporte precário.

--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites