Re: Permissões

Em 02/06/06, Marcos Vinicius Lazarini<lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
Flávio Barros wrote:

> O usuário utilizado não pertence a nenhum dos grupos. Ele consegue
> entrar pois o diretório público tem permissão 777.
>
> drwxrwxrwx  2 root usuarios publico
>
> As permissões do arquivo carta.txt são:
>
> -rwx------  1 root gerentes
>
> Mesmo assim qualquer usuário consegue deletar o carta.txt. Ou seja, as
> permissões do  diretório estão sobrepondo a do arquivo.

Isso acontece pq p/ apagar um arquivo vc mexe na entrada do diretório e não
no arquivo em si. Como no diretório o 'others' tem permissão de escrita,
então qquer um apaga. Está tudo normal, é assim mesmo.

Se quiser esse comportamento diferente (pelo que eu entendi), vc precisa
fazer como o /tmp, que tem permissão especial - só não lembro como é feito.
Google nele!

Se me lembro bem, é
# chmod o=t arquivo
ou algo bem parecido.