Permissões

Estou fazendo uns testes aqui e me deparei com uma situação muito esquisita. É o seguinte:

# groupadd usuarios (todos os usuários do sistema)

# groupadd gerentes

# mkdir /publico

# chown root:usuarios publico

# chmod 777 publico

# touch /publico/carta.txt

# chown : gerentes /publico/carta.txt

# chmod o-r /publico/carta.txt

Até beleza. Vou em outro terminal e me logo com um usuário qualquer que não faça parte do grupo usuários e muito menos do grupos gerentes.

$ cd /publico (consigo entrar devido a permissão dada - 777)

$ cat carta.txt (permissão negada) - Correto

$ rm carta.txt - aqui está o curioso, o arquivo é deletado. Por que ?