Fw: Re: [lpi] Analista de Suporte a CPD Trainee

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, May 30, 2006 9:38 AM
Subject: Res: Re: [lpi] Analista de Suporte a CPD Trainee

Bom dia pessoal,

Achei interessante os comentários aqui expostos referente as exigencias X
salários na hora de contratação.
Penso nessa questão a algum tempo e não sou o único, muitos que se formaram
na minha turma pensam parecido. O que falta é Regulamentação da area de
informática, ter conselho profissional, sindicatos fortes e atuantes, ter
poder politico para enfrentar As injustiças que muitas vezes assombram a
vida do profissional da informática.
   Veja bem, informática esta muito analisado, para exemplifica, em muitos
casos o cara trabalha na empresa como programador porem volta e meia exigem
que ele veja uma placa de rede que queimou, um setor que o sistema esta
parado, outro que não entrou na rede...ele pode não fazer é claro, mais no
mercado tem muita gente que faz, bem feito? Ai já não é garantia, mais que
são mil e uma utilidade isso são.
   Na hora de contratar o cara coloca no currículo que fala ate aramaico,
claro que não fala, porem o outro que focou a sua formação numa carreira
especifica (programação em linguagem X) fica fora quando numa comparação de
currículos, pois certamente o cidadão do aramaico tambem colocou seus dotes
com a linguagem X. Falta bom senso, regulamentação do que é o que,
qualificação especifica (experimente fazer uma cirurgia do coração com um
obstetra).
   Podemos ver exemplos de outras classes de trabalho que tem a reputação
que tem graças as classes que representam e lutam pela categoria, OAB é um
exemplo, firme e forte na defesa dos advogados. E não para por ai CRC, CREA,
e muitos outros, estipulam o mínimo que um profissional recem formado pode
ganhar, valores de honorários etecetera e tal, agora veja com um programador
como ele estipule o preço pelo seu trabalho, muitos ate tentam fazer uma
formula mágica relacionando tempo X dificuldade X aparência X humor, porem
nada consolidado, e vem outro "programador" que leu a revista Y e faz o
mesmo "sistema" 40% mais barato, tem como competir?.
Já vi muito profissional da informática que poderiam ser eximios nas suas
areas partirem para pós-gradação e ate mesmo outro curso de gradação em area
de negócios, ou mesmo cursos que tenham um reconhecimento por uma classe
profissional que não o deixassem ao léu.

Torno a dizer precisamos de regulamentação para a classe, pois informática
no seu âmbito geral é muito mais sério que pensam por ai, Muitos
administradores, gerentes, CEOs não sabem valorizar areas tecnológicas,
acham que são simples operários que se não fizerem vem outro mais barato e
faz, não tem consciência do caos que pode gerar um sistema mal implementado,
uma rede mal configurada, etc.

Outra coisa que percebi é que tem profissionais tão perdidos que não sabem
nem do que trabalham, dizem ser administradores de rede, administradores de
sistemas, programadores, desenvolvedores, analistas de sistema e por ai vai
e se for colocar lado a lado fazem a mesma coisa.

Bom senhores, esse é meu ponto de vista, acredito que muitos irão descobrida
outros concordar, tudo bem, mais o que é fato é que se continuar do jeito
que esta, os mal's profissionais vão se misturar aos bons fazendo com que
esses se afastem.

Outra coisa que queria ressaltar que isso não tem nada a ver com
profissionais com cursos de gradação ou não, acredito que não é a faculdade
que forma um bom profissional, claro que ajuda, mais não é determinante.
Porem é óbvio e justo que haja uma regulamentação com um "plano de salário"
diferenciado para ambos, como acontece com um "técnico em contabilidade e um
contador".

Ate mais.
Elias

"Hoje em dia dá no mesmo ser direito que traidor
Ignorante, sábio, besta, pretensioso, afanador
Tudo é igual, nada é melhor
É o mesmo um burro que um bom professor"