[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Samba



Opção 1: Faz isso funcionar da mesma forma que você faria sem o samba.

Criar um grupo dp com o usuario x, criar um grupo rh com o usuario y, definir o modo dos diretórios para 775 e definir seus respectivos grupos. Desta forma, por exemplo, o grupo rh consegue fazer tudo dentro do diretório rh e qualquer outro usuário consegue ler somente.

Obs.: Para que estas permissões sejam mantidas deve-se forçar os modos e as máscaras no compartilhamento e definir o bit SGID nos diretórios. Obviamente desta forma não se consegue definir os direitos de acesso de mais de um grupo, as permissões seguem o padrão unix: dono, grupo ou resto.


Opção 2: Utilizar ACLs.

Existe um artigo muito bom publicado pelo John Terpstra no site searchopensource sobre isso:

Samba-3: Windows file and directory ACLs
http://searchopensource.techtarget.com/tip/0,289483,sid39_gci1080966,00.html

Edmundo Valle Neto



Jefferson Souza escreveu:

Bom dia pessoal, estou com o seguinte problema.
Cenário: Dois usuários por exemplo e duas pastas, vamos chamá-los de pasta dp e rh e usuário x e y, esses dois usuários pertencem a um grupo chamado samba, que tem mais usuários dentro. Na pasta dp o usuário x pode fazer tudo mas o usuário y somente poderá ler os arquivos e na pasta rh é o contrário. Alguém saberia me dizer que clásula eu utilizo para fazer isso funcionar ? Fico no aguardo, obrigado.

------------------------------------------------------------------------
Abra sua conta no Yahoo! Mail <http://us.rd.yahoo.com/mail/br/tagline/mail/*http://mail.yahoo.com.br/> - 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.

------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra <http://mail.terra.com.br/>. Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 29/05/2006 / Versão: 4.4.00/4772 Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/




Reply to: