Mouse não detecta

Olha eu aqui de novo perturbando vocês...

Bom, eu rodei o Xubuntu no pc como um colega de lista indicou, porém ele não tá pegando o meu mouse que é serial. O problema maior é que como ele é um live cd e só deixa instalar quando vc entra no ambiente dele que não tem nenhum atalho no teclado pra abrir os menus e tal. Aí, sem o mouse fica realmente impossível instalá-lo definitivamente. Outro problema é que ele não deixa entrar como root, ai num da pra configurar o x. Eu não sei se to fazendo algo errado. Alguém tem alguma sugestão?
Um grande abraço a todos