Re: Será que terei acesso a outro sistema linux?

No dia 14/05/2006 às 13:30,
Jose Manuel <rodriguezprieto46@yahoo.com.br> escreveu:

> Mas, parando com essa conversa inútil, gostaria de saber, moçada
> dedicada e inteligente, se terei acesso a outros sistemas Linux
> instalados, caso resolva instalar também o Debian-CDD-Br.

Olá

Logo  depois de  lançaram  o  Debian-CDD-Br eu  baixei  e instalei  numa
partição  aqui  para  testar. Não  lembro  desse  detalhe  com  absoluta
precisão, mas acho que ele perguntou se queria instalar grub e se queria
colocar os  outros sistemas da  máquina no  grub. O ubuntu faz  isso, já
coloca no grub os outros sistemas que acha no disco, se vc quiser.

Se o D-CDD-Br não fizer, basta vc entrar nele no primeiro boot e alterar
o /boot/grub/menu.lst,  incluindo as entradas  para as partições  com os
outros sistemas. Quando testo uma distro e  deixo ela instalar o grub eu
faço isso, monto a partição com meu  Etch e copio o menu.lst de lá. Ai é
só incluir e  editar. Na maioria das vezes eu não  deixo instalar o grub
ou o lilo quando vou testar uma distro. Pulo essa parte, inicio na minha
distro principal, altero o menu.lst, reinicio e entro na nova distro.

Também dá para fazer isso através do  console do grub, mas não fiz assim
muitas vezes  e não lembro dos  comandos. Procure um bom manual  de grub
que vc  acha todas as informações. Olhe  em /usr/share/doc/grub/examples
para ver um menu.lst.

> A última partição, hda7, eu a deixei já pensando no Debian-CDD-Br. A
> idéia era ter alguma coisa "pura", mais comprometida com a filosofia
> GNU/Linux que o Kurumin.

Olha, não analisei com calma, até quero  instalar de novo e ver com mais
tranquilidade. Mas pelo  que vi eu já  recomendo no lugar do  ubuntu que
recomendava aos amigos  e colegas, para um primeiro contato com Linux.
Tive uma impressão  muito positiva da distro como um todo.
Parabéns a quem desenvolveu!

> Minha preocupação é maior quanto ao Kurumin, pois no Manual de
> Instalação desse Debian brasileiro não vi nenhuma instrução para o caso
> de haver outra distribuição Linux no computador.

Não importa  o que vc tem  instalado, se tiver uma  entrada *correta* no
menu.lst ou no lilo.conf, vc vai conseguir iniciar. Se alguma distro
reescrever o gerenciador de boot que vc usa, basta reiniciar na sua
distro principal e re-escrevê-lo no MBR. Vc não vai perder nada. Eu vivo
fazendo isso e nunca achei uma distro que não deixasse mais iniciar as
outras. A questão é saber quais comandos usar, se vai usar grub ou lilo,
etc., e pronto. Depois de ter tudo configurado e rodando, é só rotina e
repetição, ao ponto de vc esquecer os comandos e sintaxes :)

Já tive debian/freebsd/windows/trustix, já tive netbsd instalado junto
com debian e windows, nunca deu zebra. O grub parece ser capaz de dar
boot em qualquer coisa :)

Vc tem de saber (e vc acha no  google com certeza, ou vai direto ao foca
linux):

* reiniciar sua distro numa emergencia, com o mbr apagado;
* reinstalar o lilo ou o grub no mbr;
* adicionar e editar entradas no lilo ou grub;
* montar partições, para poder ver o que escrever no menu.lst/lilo.conf;

E  só! Sabendo  isso, vc  nunca  vai  ficar  na  mão, ou  dependendo  de
instaladores, ou do  que seja. Isso que gosto no  GNU/Linux, a liberdade
que dá de fazer o que quiser.

Um abraço

Leandro

--

 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

	Os diamantes sao minhas medalhas de guerra.
		-- Mae West