Será que terei acesso a outro sistema linux?

Oi, moçada,

Seguindo prescrição médica para diminuir a velocidade de envelhecimento das funções cerebrais, a qual recomenda que quebremos a cabeça com coisas difíceis, resolvi aprender alguma coisa do Linux.

Realmente, Linux é mundo que ativa neurônios, caso eles agüentem o tranco.

Mas, parando com essa conversa inútil, gostaria de saber, moçada dedicada e inteligente, se terei acesso a outros sistemas Linux instalados, caso resolva instalar também o Debian-CDD-Br.

Meu HD de 80 GB está assim:

hda1 - Windows XP - 25 GB
hda2 - Partição FAT32 - 30 GB
hda5 - Kurumin - 10 GB
hda6 - Swap - 1 GB
hda7 - Desconhecida - o restante

A última partição, hda7, eu a deixei já pensando no Debian-CDD-Br. A idéia era ter alguma coisa "pura", mais comprometida com a filosofia GNU/Linux que o Kurumin.

No entanto, tenho medo de instalar esse Debian e perder de vista os outros dois sistemas, já que ele, conforme as instruções para iniciantes do Manual de Instalação, reescreve a MBR. E não me atrevo a tentar instalar como expert, pois aí é que eu perderia tudo mesmo - a prescrição médica não é tão radical assim.

Minha preocupação é maior quanto ao Kurumin, pois no Manual de Instalação desse Debian brasileiro não vi nenhuma instrução para o caso de haver outra distribuição Linux no computador.

Portanto, senhores moços, se eu instalar o Debian-CDD-Br, cuja imagem (md5sum conferido) eu já tenho gravada em CD, o Grub enxergará o Kurumin?

(Eu sei, devido a lamentável experiência, que o Lilo só enxerga distribuições Linux quando a instalação delas tiver sido feita com Lilo ou Grub gravado na partição em que foram instaladas.)

Informo que a MBR atual foi reescrita pelo Lilo do Kurumin, ou seja, o Lilo não gravou a trilha inicial da partição onde está o Kurumin. E, embora eu não goste nada daquela tela em que aparecem Kurumin, Memtest e Windows, funciona perfeitamente.

Então, se instalar o Debian-CDD-Br na partição hda7, no modo iniciante, poderei escolher qual dos três sistemas iniciar?

Tomara que tenham tido paciência com tanta conversa de velho e, se possível, me dêem alguma resposta.

Atenciosamente

Jose Manuel Prieto Rodriguez (Véio Zé)

_______________________________________________________ Navegue com o Yahoo! Acesso Grátis, assista aos jogos do Brasil na Copa e ganhe prêmios de hora em hora! http://br.yahoo.com/artilheirodacopa/